Sempre preguei e estimulei o planejamento ao corre-corre.
Nada melhor do que eu mesmo fazer isso, para mostrar através dos atos que "é melhor planejar do que remediar"....
Explicando. A viagem / trekking ao nepal é uma aventura de grandes proporções. Só de vôo são 32h, saindo de São Paulo rumo à Kathmandu (http://is.gd/f3Yjo). De lá, mais uma hora em um teco-teco (monomotor ou bi-motor) com destino a Lukla, um dos aeroportos mais "terríveis" do mundo, segundo os pilotos.
Bom, vou falar um pouco do aeroporto então...
A pista de Lukla foi construída nos anos 1960 sob ordens de Sir Edmund Hillary, o primeiro homem a alcançar o Everest. Nele, ao desembarcar ou decolar, não há margem para erro.
A pista tem 351* metros de comprimento com uma inclinação que alcança 30 metros a partir da base ao topo, dando-lhe um ângulo de cerca de 10 graus.
Para complicar ainda mais, no final da pista existe um abismo de cerca de 770 metros. Lukla é a pista onde todos que querem explorar o Himalaia são obrigados a desembarcar.
A emoção para escalar o Everest começa na chegada em Lukla...
O aeroporto de Lukla está classificado hoje em dia entre os 8 mais perigosos do mundo... http://is.gd/f3YGT
Um video do que é pousar e decolar lá é possível encontrar aqui;
E a famosa wiki para os geek´s:http://en.wikipedia.org/wiki/Tenzing-Hillary_Airport
A continuação do planejamento eu conto no meu próximo post.
Abraços.
*a versão com o comprimento de 351 metros se manteve durante todo o tempo onde a pista era de terra batida. A cerca de 10 anos, a pista ganhou asfalto e "alguns metros" a mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário... não esqueça de incluir seu nome...