domingo, 12 de setembro de 2010

19 dias de trekking!!!!

Olá a todos novamente.

Hoje vou compartilhar com vocês a trilha de trekking mesmo.

Após desembarcar em Lukla, o "tal" do aeroporto, começa o trecho de trekking realmente.
Li diversos livros (mais adiante falo o título de todos) sobre este trekking, bem como troquei muitos email´s com a empresa que irá fazer a parte de "guia" no trajeto, e me decidi pela empreitada em 19 dias. Existem outras duas opções por esta empresa, uma que faz o mesmo roteiro em 14 dias, e outra opção, que faz um roteiro "alternativo", em 17 dias, mas, segundo a própria Himalayan, é um roteiro para quem está muito muito bem condicionado. Como eu estou muito bem condicionado (rs, como um workalcoholic), escolhi o de 19 dias mesmo, mapa o qual está aí ao lado.
Explico também por que peguei este roteiro, e não o de 14 dias.
Meu condicionamento "físico" atual me permitiria andar no roteiro de 14 dias, que apesar de andar um pouco à mais todos os dias, me tiraria qualquer reserva de forças para fazer qualquer coisa à mais... Como assim qualquer coisa à mais? Olhando o roteiro, é possível observar que existem 2 dias de aclimatação em Namche Bazar, em função do ar rarefeito, e mais dois dias em Dingboche, este segundo ponto à 4.360 metros de altura. Este vilarejo dá acesso à dois picos, o Amphu Laptsa (5.780m) e o Island Peak (6.189m), então, já que estamos "aqui", a idéia é dar uma "passeada" para os pontos mais altos. Então, como eu ia falando, fazendo o trekking de 19 dias, tenho uma reserva de forças para fazer estes pontos "ao lado".
E também esta opção de 19 dias, tem um retorno "menos" puxado. Ao alcançar o campo base, o retorno do trekking de 14 dias sai do Kahla Patar, ao lado do campo base, e vai direto para Namche Bazar. Já o de 19 dias, faz pelo menos uma parada a mais na volta.... rs.

Apesar do mapa não ter proporções, o trekking é de 10 a 14km ao dia, e de 4 a 6 horas de caminhada. Espero cumprir cada uma das etapas mais rápido, chegar mais cedo nos lodges, e aproveitar para conversar com os nativos de cada lugar, e fazer inscursões para conhecer outros locais fora da rota também.

Curiosidades gerais e geeks:
Periche tem um mosteiro, um dos mais altos do mundo (4.280m).
A 5.000 metros de altura, a quantidade de oxigênio disponível é de 50% em relação ao nível do mar. Como diblar isso? Usando, a medida que se sobe, e os efeitos do ar rarefeito começam a gerar náuses, um medicamento chamado Diamox. É um diurético, mas em sua composição, o medicamento apresenta um componente chamado de Sulfa, que auxilia o organismo a metabolizar mais oxigênio http://is.gd/f7JtQ. Fantástico né? :)

Terça feira tem mais...

abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário... não esqueça de incluir seu nome...