quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Xi, o cara deve estar doido...

Essa é a frase mais comum que escuto dos meus amigos quando eu digo que vou fazer o Trekking ao Himalaia. 


E por que? Bem simples. São 120 km de ida, 120 km de volta (tudo a pé), 19 dias de isolamento do mundo "civilizado", temperaturas de 10ºC a 20ºC durante o dia (se fizer sol), e -15ºC à noite, e no campo base com -15ºC até durante o dia, sem conexão de internet ou celular, em uma região inóspita do globo, onde até os "deleites" mais comuns do dia-a-dia (como um banho quente) passam a ser árduas tarefas (o banho quente é de canequinha... rs).


E por que ir à este trekking???? Na verdade as montanhas sempre me fascinaram. Um misto de desafio, com prazer do alcançado / realizado, com o desconhecido. Sim, as montanhas são sempre um desconhecido. Você olha ao alto, mas dos passos que está dando, apenas os próximos são visíveis... e esta aventura é o supra-sumo de quem sempre acampou muito na vida, sempre participou de muitos desafios... Entrei para o movimento dos escoteiros (http://goo.gl/kCOE) com 6 anos de idade, participando ativamente até os 18 anos.... e olhando os registros, já participei de mais de 500 acampamentos. Jóia né? Então, como eu ia dizendo, o trekking no nepal é o meu supra-sumo!


E as montanhas na região também são maravilhosas. Paisagens espetaculares a cada "esquina".. Para que vocês tenham uma idéia, 14 das 14 montanhas com mais de 8.000 metros de altura estão no Himalaia. Então, imaginem o visual. Abaixo uma foto da região (créditos da Wikipedia) mostrando um pouco disso que estou falando...
Mais informações sobre a região pode ser obtido em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Himalaia 


Só quem já esteve em uma montanha e olhou os vales abaixo, entenderia o que eu estou dizendo. A sensação de se chegar ao cume de uma montanha, o ponto mais alto, e olhar para baixo, vendo o desafio superado, a paisagem alêm, é indescritível.


Sempre que entrevisto novos colaboradores, eu costumo fazer uma pergunta, embora clichê e meio retórica, de "o que você prefere? mar ou montanha?". Os pontos à mais vão para os que respondem montanha. Por que? Por que quem quer mar, psicologicamente falando, se sente mais confortáveis enxergando o longe, vendo com muita antecedência a tormenta que se aproxima, enfim, o que vai te "pegar de surpresa" demora umas 2 horas para chegar. Já a parte da montanha, bem, essa não preciso falar né? Desafios à cada esquina, visão limitada dos próximos passos, necessidade antecipada de planejamento com certeza de execução correta, e por aí vai... (Não dispenso uma praia no dia-a-dia, mas prefiro as montanhas!)
Uma frase que define bem a conjuntura citada acima (mar x montanha) e que eu gosto é a seguinte: "Espero o melhor, mas, prepare-se para o pior".


Alêm do que, quando alguêm falar... "olha, fulano foi para o Everest...!" eu vou ter o gostinho de dizer: "eu já estive lá... Bem, não lááááááá em cima, mas, cá embaixo, a menos de 6km de distância de onde o tal da conversa esteve... E convenhamos: 6km de distâcia perto da imensidão que é aquela montanha, não é nada, lhe garanto. :)
Aos curiosos de plantão, seguem os dois pontos indicados no mapa, um, o campo base, outro, o pico do Everest. http://goo.gl/maps/MoHj. Dando um zoom no campo base, dá para ver até as barracas lá!!!!


Bom, aos interessados, algumas dicas de planejamento:
Parte aérea:
Fiz toda ela pelo www.decolar.com. É o único site de pesquisa de vôos que permite colocar a opção multiplos destinos, que foi a opção que eu usei para parar em Dubai na minha ida. E ainda assim saiu 200 dólares mais barato parando neste destino que não parando...
Alêm do que permite colocar aeroportos internacionais nos destinos.
Também tem o buscador do submarino viagens (www.submarinoviagens.com.br), apresenta tarifas um pouco mais baratas que as do decolar, mas não tem a opção de múltiplos destinos. Tanto a decolar quanto a submarino afirmam categoricamente que são os que ofertam pelos melhores preços, inclusive com programa de rewards caso você ache preço menor.......
Outros bons buscadores de viagem:
Nacionais:
www.mundi.com (uso diariamente para planejar inclusive minhas viagens profissionais)
Internacionais:
http://www.skyscanner.com.br
http://www.cfares.com esse aqui sai pesquisando em outros buscadores, como Expedia, Kayak, travel-ticker, etc.


Metros:
alêm do próprio google, que lhe auxilia nesta tarefa, recomendo o http://www.amadeus.net/home/subwaymaps/en/index.htm. Tirando Dubai que ainda não tem aqui registrado, todos os outros mapas que eu preciso eu tiro daqui...  


Hoteis:
Uma das melhores opções atualmente para você achar a localização inicial do seu hotel é via google maps. Simples e eficaz. Coloque assim no espaço da busca "hotel loc: london", sem as aspas (exemplo em http://goo.gl/maps/5sFe). Ele vai mostrar os bairros e os hoteis, tudo no mapa. Depois você procura no seu buscador favorito o melhor preço. E quais são eles? Aqui vão os melhores, na minha opinião:
www.booking.com Uma das melhores opções por preços. Lhe dá opções por distância do centro da cidade, visualização no mapa, preços excelentes, uma série de filtros, por estrelas, por preço, por rede, etc, e, no fim das contas, ainda oferece quartos onde você faz a reserva e o cancelamento é gratuito.
outros buscadores de hotel que eu sempre uso:
http://www.hoteis.com consagrado e também bem funcional.
http://www.travelocity.com/hotel excelente buscador. Recomendo! Fornece ótimos filtros, resultados ótimos de preços e ainda mostra no google maps onde eles ficam localizados. Este mesmo buscador fornece a opção de buscar por região da cidade baseado no mapa visualizado.


Flight + Hotel:
Ainda existem os buscadores que juntam Hotel + Vôo e lhe fornecem ótimos resultados. As minhas opções são:
http://www.travelocity.com/ (uso mais a opção de hotel deste aqui)
http://www.travelmixer.com (aqui também uso a opção de hoteis somente. Ao selecionar o hotel e a respectiva tarifa, ele te mostra diversas opções onde você pode efetuar a reserva, e os respectivos preços)
http://www.lowfares.com/ 
http://pt.dohop.com 


Mais dicas e histórias? No próximo Post.


Namaste!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário... não esqueça de incluir seu nome...