terça-feira, 14 de setembro de 2010

Lista Geek de equipamentos

Olá a todos...

Hoje vou voltar a falar da preparação da viagem. Mais especificamente da parte equipamentos.
Logo que iniciei os contatos com a himalayam glacier, eles me mandaram "aquela" lista de equipamentos (http://goo.gl/hFH0). Claro, lá tinha tudo, começando pelas meias, tênis, botas de trekking, calças, underwear, camisas dry-fit, blusas, Fleece's, Anorak's, bonés, luvas, protetores solares, desodorantes, etc. Mas, não tinha a minha lista de equipamentos... A minha lista de equipamentos Geek´s! :)

E qual é a minha lista de equipamentos? A minha lista de equipamentos deveria ser compreendida por aqueles "gadget´s", que me permitiriam mais tarde olhar e dizer: "eu passei por aqui", ou "esta foto foi tirada exatamente aqui".
Desde o advento do álbum de fotos do picasa, eu sou fascinado por tirar as fotos e colocar o geotagging nelas. Aí, mais tarde, é possível, de uma maneira extremamente fácil, olhar onde ela foi tirada, inclusive com a visualização no mapa (veja exemplos no álbum em http://goo.gl/bc9h e na foto abaixo).




Esta função pode ser utilizada na versão on-line do álbum do picasa (http://picasaweb.google.com/home) ou na versão desktop (http://www.google.com.br/picasa). Baixem e se divirtam!

Mas isto não bastaria para mim. Durante toda a preparação, eu procurei saber qual seria a trilha para o campo base, inclusive com o caminho para lá, e só encontrei mapas "genéricos", sem as posições com marcação de gps. Com base nisso, resolvi também investir em um GPS. Afinal, outros iriam fazer este caminho, e saber quantos kilômetros foram andados, onde ficam os vilarejos, etc, etc, seria de grande valia.

Para andar tranquilamente, restou agora apenas escolher um MP3 player. A minha escolha aqui foi um Nokia N97, com 32Gb de músicas escolhidas "a esmo". Afinal, tendo este espaço todo, para que vou selecionar uma a uma? Basta copiar e colar, e depois fazer a escolha do que quer ouvir baseado no estilo musical. E qual o melhor estilo? Bom, aí depende de cada um, mas posso afirmar que trekking não combina com música clássica. Está mais para um rock, um dance ou um techno né? ou seja, algum estilo musical com batida para ditar o ritmo das suas passadas, e lhe distrair, afinal de contas, serão no mínino no mínino 4h de trekking ao dia...

Bom, finalmente, "a minha lista" adiciona os seguintes gadgets:
- GPS com função track-log - Garmin e-trex Vista HCX - http://goo.gl/XCzY (esse tem uma sensibilidade bem maior e garante maior resolução, visor colorido, e também tem muito mais espaço de memória. E segundo o fabricante, tem um amplificador de sinal que garante uma resolução de +/-2m até "nos mais profundo vales". Ah, também tem altímetro.)
- Máquina fotográfica digital com função GPS embutida - Sony DSC HX5V - http://goo.gl/TNY8. Zoom ótico de 10x, mais um zoom digital de 10x, e resolução de 10,2 Megapixel. Existem outras máquinas com esta função (GPS), mas acreditem, depois de muito pesquisar, esta ainda é a melhor. Tanto em funções, quanto em tamanho, quanto em zoom ótico, quanto em quantidade de fotos por carga da bateria!
- Nokia N97 - http://goo.gl/UnxB - esse já é velho conhecido de muitos. Tem 32Gb de memória, o que garante uma boa diversão em horas e horas de músicas. Uma boa máquina digital back-up para máquina acima, inclusive com geotagging. Ah, também funciona como celular!!! rs
- Lanterna com dínamo (dispensa completamente as baterias) - http://goo.gl/a5Zq - essa é para quebrar galho realmente, já que usa pouco espaço e você não se incomoda com as pilhas...
- Carregador para os gadget´s acima - http://goo.gl/UMZ3. Afinal de contas, seria muito decepcionante levar tudo isso e ficar sem bateria. O GPS da Garmin é o único que funciona com pilhas, o restante, tudo na base da bateria. Aqui também existia a opção de uma placa solar, mas, achei muito arriscado pelo porte da viagem.

Sobre este último ítem, relacionado com a energia elétrica, algumas curiosidades.
- No Nepal, durante toda a trilha de trekking, nos lodges, é possível recarregar os gadget´s.. No entanto, é cobrada uma taxa "módica" de 3 a 5 dólares, por carga. Isso se deve, claro, à região inóspita em que você se encontra. E também ao fato de que no Nepal não tem condições de gerar toda a energia elétrica que produz, então, em muitos lugares, só com geradores.
- A energia elétrica é 220V, a 50Hz. Portanto, só vale usar aqueles carregadores que são totalmente automáticos
- O tipo da tomada também não é muito comum. Veja a foto.

Bom, por hoje é só.

Abraços




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário... não esqueça de incluir seu nome...