quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mundo civilizado, aqui vou eu...





Hoje vou dedicar um espaço pra falar do mundo dos Sherpas, este povo Nepalês dedicado à agricultura de arroz e ao turismo nas montanhas do Himalaia.


Aqui no Nepal, aquilo que conhecemos nas facilidades do dia a dia, ou não existem, ou voltamos aos primórdios da civilização, mais especificamente Brasil da década de 50, aquele, contado nos livros de história para os mais novos, como eu.... :)


Vamos aos exemplos...

  • Telefone (fixo mesmo, nem estou falando de celular). Na trilha até tem, mas o custo é de U$ 5,00 / min. Lembra da década de 90 que ligar para fora do país era caro? Então, naquela época custava cerca de um dólar. No Nepal, custa 5... :)
  • Internet. Aqui o modus operandi da cobrança é por Kb... isso mesmo. Kb. Quer mandar uma foto? o atendente verifica o tamanho do anexo e taxa quanto vai ser a conexão. Legal né? Baixar um CD de música sai mais caro que mandar o papa trazer da loja e entregar na sua casa (de carro dourado).
  • Wi-fi. O que é isso? Aliás, relembrando. Eu estou no meio do nada, onde o vento faz a curva (literalmente), depois de onde Judas perdeu as botas, pois ele não aguentou andar até aqui.... rs. Espera achar wi-fi em um lugar que até energia elétrica é um martírio? Pode deixar seu I-Phone ou seu Android em casa. Não vão funcionar... rs
  • Por falar em energia elétrica.... Prepare-se para o choque de realidades. Aqui se paga pra carregar a bateria da máquina digital.... já viu isso em alguma viagem sua? eu não.... cerca de "a few dolars" por hora, pelas minhas pesquisas... :)
    Ah, quase ia esquecendo. a voltagem no Nepal é 220V, mas a freqüência é de 50Hz. Se você planejava levar seu secador de cabelos junto, esqueça... :)
  • Banheiro. Bem vindo de volta a casa da sua vó na roça na década de 70, ou, ao Brasil da década de 50. Ou o banheiro é aquela peça de porcelana no chão com os dois apoiadores de pé, e você vai exercitar suas coxas de cócoras, ou, são aqueles quadradas de madeira, onde você senta confortavelmente em um banquinho de madeira, com um buraco também de madeira, mandando ver no vazio sei lá para onde. Aqui realmente eu dispensei qualquer foto ilustrativa. Vou deixar para vossas imaginações.
  • Banho. Um capítulo à parte. Para tomar banho, você se dirige a um cubículo, entra nele, enquanto um Sherpa sobe em uma escada por fora do cubículo, carregando um balde de água previamente esquentado. Diga "I´m Ready", e o Sherpa "hidráulico" irá derramar lentamente a água sobre vossas ancas, para o deleite de um delicioso banho quente durante a estadia na região do Everest. Atenção. O banho é denominado "hot shower" e custa dois dólares. É recomendável levar dinheiro trocado... rs
  • Yak, ou, em português claro, Iaque.... :)
    Os iaques domesticados são mantidos principalmente pelo seu leite, fibra e carne, e como animal de carga. Eles transportam mercadorias através das passagens das montanhas para agricultores locais e comerciantes, bem como para expedições de caminhada e escalamento. Eles também são usados para aração. O esterco de iaque é até queimado como combustível. Como diria o pessoal do pânico...: "Kiiiii bommm"

  • Yetis.
    O ieti (do tibetano yeh-teh) ou Abominável Homem das Neves é o nome dado a uma criatura mítica que supostamente vive na região do Himalaia. Segundo a lenda, seriam descendentes de um rei macaco que se casou com uma ogra (?). Freqüêntemente costuma ser relacionado a outro mito, o do bigfoot (pé-grande ou sasquatch), outra criatura misteriosa, que viveria nos Estados Unidos ou no Canadá.
    Até hoje, ninguém conseguiu uma prova da existência do ieti, embora muitos rumores tenham sido registrados.
O registo visual mais famoso até hoje ocorreu com o explorador Anthony Wooldridge em 1986. Ele estava acampado nas montanhas localizadas no norte da Índia. Ele teria visto o ieti a alguns metros do acampamento. Segundo ele, o ieti teria ficado imóvel por 45 minutos.
Depois que o local foi examinado, foi descoberto que o ieti avistado seria apenas uma pedra coberta de neve. Anthony Wooldridge admitiu que havia se enganado.
O governo de Nepal declarou oficialmente, em 1961, que o ieti existe. (?????)
Tem cerca de 2 metros de altura, assim como seu parente, bigfoot, e também é relatado que possua o mesmo odor fétido, característicos das criaturas citadas em varias civilizações, assim como o mapinguari, na amazônia, o sasquach, no Canadá, o bigfoot nos Estados Unidos, Skunk Ape na Flórida e Orang Pendek, na Indonésia, todos possuem existência não confirmadas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yeti
Ah, ia quase me esquecendo. Tem um Yeti muito famoso que é o do www.yetisports.org :)
  • Sherpas carregadores. Aqui estamos falando de lendários carregadores e lendários alpinistas. Por que isso? Por que tá cheio de alpinista que diz "eu cheguei ao Everest, rufando tambores. Mas, ao lado dele, tinha um Sherpa, que já fez o mesmo trajeto ao cume do Everest 17x, sem oxigênio, e carregando todas as malas do famoso alpinista. http://goo.gl/Q4bL E tem mais. Nos trekkings é a mesma coisa. No meu não vai ser diferente. É um Sherpa carregador para cada 3 trekkers. Eles só pedem que cada mochila não pese mais que 15kg...(!!!) ou seja, o pequeno Sherpa carrega as mochilas de 3 trekkers, 45kg, durante 19 dias, cobrando para isso 3 doletas ao dia. Isso mesmo!!!! 3 doletas.
    Sabe o que isto significa? Que eu vou estar lá, na trilha, com uma mochila de ataque, pesando 5 a 8kg, morrendo, e vai passar um Sherpa pela minha pessoa, em passos cadenciados por algum mantra tibetano, sorriso no rosto e pensando "के तपाइ मसँग नाच्न चाहनुहुन्छ?" ou, para ser mais claro, "ke tapain masanga nachna chahanuhunchha." seja lá o que isso signifique... :)


  • Alimentação. Essa parte eu tenho a pequena e leve impressão que será um martírio. Tudo, mas tudo que eu pesquiso sobre o assunto, me aparecem fotos e relatos de comidas indescritíveis. Quando eu digo indescritível, é por que não dá para reconhecer nada que está sendo servido. Prepare o estômago caro integrando de "No Limite". 

  • Dormir. Bom, relaxem. Não vou fazer o trekking extremo, que consiste em acampar em barracas todos os dias. Peguei o trekking mais light, o modelo luxo (rs), que os pernoites são realizados em Lodges, ou Tea Houses, como são conhecidas as pequenas habitações sherpas. São pequenas residências de 4 paredes, estilo meia água, com alguns beliches, e por ali mesmo que todos dormirão...

  • Dinheiro. Já que falamos dos Sherpas e de quanto eles ganham por dia, aqui vai mais uma. O dinheiro de lá se chama Rupias Nepales (Nepalese Rupee), o símbolo ISO internacional é NPR, e atualmente, comparados ao Real, valem 0,0238 reais... :) Vou comprar um monte de bagulheiras na trilha... :)
    dúvidas? só acessar http://www.google.com/finance?q=+NPRBRL
  • Comunicação. Aqui no Nepal se fala o Nepali. E o Nepali significa a "língua das montanhas", falado por aproximadamente 40 milhões de pessoas...
    Sabai vyaktiharū janmajāt svatantra hun tī sabaikō samān adhikār ra mahatva cha. Nijaharūmā vicāraśakti ra sadvicār bhaēkōlē nijaharūlē āpastmā bhrātr̥tvakō bhāvanābāṭ vyavahār garanu parcha. Agora em português...
    Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Eles são providos de razão e consciência e devem agir em relação aos demais dentro de um espírito de fraternidade. (Artigo 1o da Declaração Universal de Direitos Humanos)Bacana né? Bom, se alguém se interessar pelo estudo do nepali para se comunicar com algum Nepalês que você encontrar na rua (vai saber onde você anda né?), tem exemplos de frases em:http://www.omniglot.com/language/phrases/nepali.phpSUBHAKAMANA! Ah, ia quase esquecendo. O google tradutor não tem o idioma nepali à disposição... :(
  • Trekking. Bom, eu vim aqui pra isso né?  Andar... rs. Trekking significa andar para apreciar paisagens magníficas ao longo de trilhas. Ao longo de 19 dias.... uma definição é achada aqui. http://goo.gl/y5YV
Mais novidades? Próximo Post!!!!

Namaste!!!

2 comentários:

  1. finalmente esse trem vai funcionar comigo, será? :)

    Parabens pelo blog ... pelo espaço aqui .. e principalmente pelo projeto .. que com certeza a gente pode chamar de 'projeto de vida'.
    acredito mto em propositos e nao me restam duvidas que essa viagem tem vários propósitos pra tua vida.
    Nao vejo a hora de ler os relatos da viagem ...
    Veremos um Homem, amigo e blogueiro muito melhor!

    Show!
    vai em frente ... conte com a minha torcida e energia positiva!
    admiro vc

    bjs
    jamile gomes

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Primeiro quero parabenizar pelo blog, tá bem legal mesmo e depois por sua aventura e coragem... é isso aí, parabens!!!
    Estou escrevendo um artigo sobre os valores de permisos para algumas montanhas e nao estou encontrando o Everest, será que podia me ajudar? Preciso saber qual a taxa a ser paga para fazer o trekking ao acampamento base e a taxa para escalar o Everest. Se souber ficaria feliz com a ajuda!!!
    Muito obrigada e CONTINUE CAMINHANDO SEMPRE!!!!
    Laila

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário... não esqueça de incluir seu nome...